O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

julho 31, 2013

TÍTULO: O Lado Bom da Vida
SÉRIE: -
AUTOR: Matthew Quick
EDITORA: Intrínseca
ANO DE LANÇAMENTO: 2013 
PÁGINAS: 254
ISBN: 9788580572773

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança. (Skoob).

Minha opinião: Sabe quando você começa a ler um livro e não consegue parar? Foi exatamente isso que aconteceu com O Lado Bom da Vida. Eu me conectei com a estória de uma forma tão avassaladora que acabei lendo ele em menos de 24 horas.


Matthew Quick nos leva por uma uma narrativa em primeira pessoa e nos apresenta Pat, um cara que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica e não sabe ao certo porque esteve lá e até mesmo quanto tempo durou a internação. Seu objetivo, após sair do “Lugar ruim”, é ter Nikki de volta a sua vida e acabar com o "tempo separados". Para conseguir isso, ele estabelece algumas metas para se transformar em um pessoa melhor, uma pessoa que Nikki com certeza irá querer como marido novamente. 


Nikki é a "esposa" de Pat e ele não consegue entender o porquê da tentativa de toda a sua família em fazê-lo esquecer sua amada. Eles agem de forma estranha quando são questionados por Pat sobre algo que envolva Nikki e isso faz com que Pat sinta dificuldades em recuperar sua memória e poder recuperá-la de uma vez por todas. Dentro dessa confusão, Tiffany surge na vida de Pat e promete que irá ajudá-lo.

Tiffany é a cunhada de Ronnie - amigo de infância de Pat - ela é viúva e assim como Pat sofre de distúrbios psicológicos por conta do trauma que viveu. Ela é incrível, a forma como ela entra na vida de Pat e literalmente caminha com ele pela estrada de sua vida é tão diferente do que estamos habituados a ver que é extremamente apaixonante.

Longe de apresentar melancolia por causa da situação do protagonista, O Lado bom da Vida é um livro que fala de esperança, daquilo que somos capaz de fazer para alcançar o tão desejado, final feliz. Mas, trata também da superação diária e da construção de uma nova vida que uma pessoa mentalmente não saudável acaba passando durante a recuperação. 


Este é um daqueles livros te faz rir e torcer pelo protagonista do início ao fim, mas é claro que em alguns momentos a angústia pode aparecer ou aquele nó na garganta, mas nada muito triste que vá te fazer derramar litros de lágrimas. Portanto, recomendo muito a leitura e sei que assim como eu, você vai começar a ver o lado bom da vida.

Até a próxima!

Você também poderá gostar de:

4 comentários

  1. Ah, ainda não li esse livro, acredita? Mas sou louca pra ler... O filme é muito fofo!

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! São propostas totalmente diferentes, mas ambos são muito bons <3

      Excluir
  2. O livro é exatamente isso, ele nos mostra o lado otimista que nem a gente sabia que tinha! É incrível... O Pat é um amoooooor, assim como a Tiffany, é claro.
    Ótima resenha! Beijos!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks <3
      E eu amei esse livro..um dos meus favoritos, sem dúvida!

      Excluir

Facebook

Twitter