Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

agosto 19, 2013

TÍTULO: cidade dos Ossos
SÉRIE: Os Instrumentos Mortais
AUTORa: Cassandra Clare
EDITORA: Galera record
ANO DE LANÇAMENTO: 2010 
PÁGINAS: 462
ISBN: 9788501087140

Sinopse:  Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. (Skoob).

Minha opinião: Você já imaginou um mundo onde todas as histórias e contos de fato são reais? Se a resposta for não, fique tranquilo que Cassandra Clare te levará a acreditar que você pode encontrar a qualquer momento por aí, vampiros, lobisomens, fadas, bruxos, demônios e claro, caçadores de sombras. 

Clary é uma garota de quinze anos que tem uma vida normal, assim como a minha ou a sua. Ela mora com sua mãe Jocelyn, no Brooklyn em Nova York e tem um amigo super companheiro, o Simon. Nada de surpreendente, não é mesmo? 

Porém, em uma noite comum, ela resolve ir com Simon ao Pandemônio, uma boate, frequentada por todo tipo de adolescente do Brooklyn, ainda que nenhum dos dois curta muito essa vida de baladas. Esta noite tinha tudo para ser normal, como todas as outras, mas para o azar ou sorte de Clary, esta será sua última noite como uma simples mundana. Ela acaba presenciando um assassinato, fato que por si só já é bastante assustador, mas as coisas só pioram quando o "corpo do garoto" vira pó diante dos seus olhos. 

Totalmente impressionada com o que aconteceu, ela acaba aceitando ouvir os assassinos, dois garotos e uma garota com idades aproximadas a dela, cobertos de tatuagem e diferentes de todos os adolescentes que Clary já conheceu. É neste momento que ela conhece os Caçadores das Sombras: nephilins, descendentes de anjos, treinados para matar demônios e outros seres sobrenaturais que de alguma forma desobedecerem as ordens da Clave. Um dos caçadores consegue chamar mais a atenção de Clary, ele se chama Jace, um garoto de cabelos e olhos dourados, super determinado e que não parece ter medo de contar a Clary em detalhes tudo sobre o mundo ao qual ela pertence e desconhecia totalmente.

Clary, volta pra casa ainda atordoada com estas informações e cheia de dúvidas. Ela não imagina que tudo isto realmente faz parte de sua vida e nem espera ver tão cedo outros seres sobrenaturais, tão pouco encontrar Jace novamente, mas para sua surpresa, sua casa  é invadida, sua mãe desaparece e ela acaba indo parar no Instituto - abrigo dos caçadores - em busca de informações sobre o paradeiro de sua mãe. É lá que ela aprende mais sobre estes seres tão especiais, conhece seus segredos e descobre sobre um dos Instrumentos Mortais: o Cálice Mortal - objeto desejado por Valentim e que possivelmente tem a ver com o sumiço da sua mãe.

Será que esta garota, com apenas quase dezesseis anos aguentará todas estas revelações e se juntará aos Caçadores? Será que eles conseguirão encontrar o Cálice antes de Valentim? 

Eu devo dizer que queria muito ler a série Instrumentos Mortais há algum tempinho, mas só consegui começar este mês já que quase me vi obrigada porque o filme estreia logo logo. E hoje me pergunto porque passei mil livros na frente deste? I don't know -.-.

Cidade dos Ossos é narrado em terceira pessoa, mas do ponto de vista de Clary. A escrita é bem ágil, sem que se exclua descrições necessárias para a construção do enredo. 

Os personagens foram muito bem construídos e as características de cada um, são bem acentuadas. É possível que você reconheça alguns amigos e até mesmo você já que eles são muito reais. Aqui cabe destacar, Jace e Simon. Cara, não tem como você não quase rolar de rir com as "tiradas" destes dois. Eles são muito irônicos, cada um da sua maneira, Simon pega bem mais leve e Jace é super sarcástico, mas encantador <3.

Eu me apaixonei por Jace, ele foge totalmente daquele estereótipo de mocinho que nós estamos cansados de ver em muitos livros por aí. Ele tem uma história de vida complicada, que pode parecer meio clichê, mas isso não o torna sofredor como também vemos acontecer em vários livros.

A Clary também é uma ótima protagonista, portanto, esqueça aquelas meninas sem noção que ficam sempre aguardando que os mocinhos façam tudo por elas. Clary é determinada e acredito que Cassandra fará ela crescer ainda mais no decorrer da série.

E por falar em Cassandra Clare, ela conseguiu me tornar uma super fã dela e desta série. Eu não estava esperando nada muito grandioso já que li várias resenhas negativas e positivas a respeito deste primeiro livro, mas posso dizer que me surpreendi e já estou ansiosa para ler a continuação e qualquer coisa que esta mulher escrever <3. 

Cidade dos Ossos é o tipo de livro que você só vai abandoná-lo quando chegar ao final. Se você ainda não leu, prepare-se para embarcar em mundo fantástico cheio de seres sobrenaturais e com um enredo muito bem construído que certamente te fará ansiar por Cidade das Cinzas assim como eu. E, se você já leu, me conta aqui embaixo se gostou, se já terminou de ler os 5 livros desta série que já foram publicados aqui no Brasil.

Até a próxima!

Você também poderá gostar de:

2 comentários

  1. Ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa... Estou esperando uma promoção!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa fica atenta no submarino que eles sempre colocam TMI em promoção.
      Se eu souber de alguma eu te aviso.
      Beijos!

      Excluir

Facebook

Twitter