Métrica - Colleen Hoover

setembro 03, 2013

TÍTULO: Métrica
SÉRIE: Slammed
AUTOR: Colleen Hoover
EDITORA: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 304
ISBN: 9788501401861


Sinopse:  O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. (Skoob).


Minha opinião: Eu sei que essa não é a primeira e nem será a última resenha de Métrica desta blogosfera, mas eu precisava vir aqui contar o quanto me encantei com este livro. Amizade, amor, família e o último ano escolar, estes são os ingredientes desta história apaixonante.

Layken Cohen tem 18 anos e sua vida deu uma reviravolta gigantesca: ela perdeu o pai e sua mãe, Julia, lhe obrigou a deixar o Texas para viver em Michigan, alegando que não está financeiramente bem e que esta é a melhor opção para sua família. Neste contexto, é fácil entender que Lake não irá aceitar muito bem esta mudança e que seu objetivo atual seja se formar e voltar para o Texas.

Porém, ao chegar em "sua" nova casa, ela conhece Will, um garoto que mora na casa da frente. Eles se conhecem enquanto Kel - irmão de Lake - e Caulder - irmão de Will - começam a brincar como se fossem amigos desde sempre. Neste encontro, nasce uma atração inexplicável entre os dois. 


É Will que que traz ao enredo a poesia. Ele acredita que através dela somos capazes de despejar nossos sentimentos mais profundos. Assim, somos apresentados ao Club N9NE, um antigo clube que agora abriga, todas as quintas, as competições de slam (ou slam poem: competições onde os participantes apresentam poesias de sua autoria de uma forma única a uma banca julgadora). 


Mas, voltando ao casal principal, quando tudo parece que está indo bem, é óbvio que surgirá um empecilho, ou seja, a vida se encarregará de afastá-los. É nesta pequena confusão que surgem novos personagens com histórias fantásticas, como a Eddie, uma amiga de escola que ajudará Lake na tentativa de entender o que está acontecendo e na busca de uma solução para todos os outros problemas presentes e futuros, pois o fato de Will e ela não poderem ficar juntos é só mais uma pedra no caminho já que até sua mãe resolveu esconder alguns fatos importantes dela e de Kel, como cartas e telefonemas.


Tudo parece desmoronar e Lake precisará ser muito forte para resistir a todas as lições que a vida está lhe reservando. 


Um ponto positivo: Os personagens foram muito bem construídos e cada um carrega uma bagagem excepcional que dá ao enredo um toque todo especial. 


Um ponto negativo: A construção do romance foi muito fraca e criticada. Sejamos realista, quem se apaixona loucamente nos primeiros segundos do encontro? Tá legal, deve ter várias pessoas que conseguem esta dádiva, mas eu, sinceramente, nunca vi um amor nascer tão rápido assim. Apesar disto, é uma história linda e invejável.


Métrica é um livro emocionante e envolvente. Com certeza esta leitura te fará rir, chorar muito e se apaixonar ao som de The Avett Brothers - banda a qual a autora dedicou seu livro - e claro, se inspirar com as poesias.


E, por falar em poesia, há uma perda lamentável nas traduções, mas isso não impediu a magnitude das declamações.


Este é o primeiro livro de uma trilogia e o segundo volume já tem título original: Point of Retreat.


Leitura super recomendável! 


Beijos e até a próxima! 

Você também poderá gostar de:

2 comentários

  1. Oi Ana! Eu já li coisas ótimas sobre o livro e estou muito curiosa, mas confesso que por ser trilogia vou esperar um pouco para começar! Estou muito sem tempo, então não quero nada com continuações por agora...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa. eu te entendo viu. Eu devorei esse livro e agora estou ansiosíssima pelo próximo =p.

      Beijocas!

      Excluir

Facebook

Twitter